A Ermida de São Rafael

A região da Vidigueira é rica em monumentos históricos e vestígios arqueológicos, que se juntam à sua rara beleza natural, colorida pelas margens do Guadiana e outros cursos de água. Pode mesmo dizer-se que existe magia em cada recanto, sendo por isso pertinente a Morais Rocha Wines dedicar um olhar mais atento à terra que a viu nascer e que diariamente lhe define o ADN.

Nas ermidas e igrejas espalhadas um pouco por todo o concelho reside uma importante parte de um passado que se funde com a história do próprio país. É o caso da Ermida de São Rafael, mandada erigir no início do século XVII pensa-se que pela mão de D. Francisco da Gama, 4º Conde da Vidigueira e Vice-Rei da Índia, para receber a imagem de São Rafael, que acompanhara Vasco da Gama (seu bisavô) na expedição marítima que este fez à Índia.

blog1.jpg

Embora não existam provas concretas, acredita-se que este templo mereceu desde logo uma considerável devoção, chegado a originar peregrinações e romarias populares. Mais tarde, já no século XIX, esta ermida foi profanada, ficando depois em ruínas. A imagem de São Rafael foi transferida para o Recolhimento do Espírito Santo, seguindo-se uma mudança para o Mosteiro dos Jerónimos aquando da trasladação dos restos mortais de Vasco da Gama para este monumento. Haveria ainda de rumar ao museu da Marinha, onde se encontra actualmente.

Quanto à ermida,  foi alvo de restauro nos anos de 1912 e 1942, seguindo-se a recuperação do seu interior em 1980. No exterior, por cima da porta, existe uma lápide que assinala a sua origem, com a seguinte inscrição:

ESTA ERMIDA FOI MANDADA ERIGIR
PELOS DESCENDENTES DO CONDE
D. VASCO DA GAMA PARA RECOLHER
A IMAGEM DE S. RAFAEL QUE O
GUIOU DA INDIA
RESTAURADA PELA CÂMARA MUNICIPAL
EM 1942.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s