O São Martinho

Outono. Castanhas assadas. Vinho ou água-pé. Magustos. É assim que se vive o São Martinho em Portugal, uma tradição já muito antiga, que segundo alguns historiadores, terá derivado da comemoração do Dia de Todos os Santos, onde era comum acenderem-se fogueiras a assarem-se castanhas. São Martinho ou Martinho de Tours, nasceu no século I na actual Hungria, tendo sido criado em Itália no seio de uma família pagã. Mais tarde converteu-se ao Cristianismo e fundou em Ligugé (França) o mosteiro mais antigo da Europa. Viveu a sua vida ajudando os mais desfavorecidos, pregando ensinamentos bíblicos na qualidade de bispo de Tours.

chestnuts-gathered-in-woods.jpg

No entanto, a São Martinho está associada sobretudo a sua lenda, ainda hoje transmitida de geração em geração. Segundo a mesma, Martinho era um soldado e quando regressava a Itália vindo de França, em plenos Alpes, encontrou um mendigo a pedir ajuda. Sem comida para lhe dar, pegou na espada, cortou o seu manto ao meio e cobriu o homem. Um pouco depois, encontrou novo mendigo e voltou a repetir o gesto, partilhando o que restava do seu manto. Agora desprotegido do frio, Martinho continuou o seu caminho, mas nesse instante, as nuvens desapareceram do céu para darem lugar a um sol radioso que brilhou durante três dias. Ainda hoje é utilizada a expressão “Verão de São Martinho”, sendo usual que nesta altura do ano o frio e a chuva dêem lugar a dias de sol e temperaturas amenas.

Na Morais Rocha Wines o São Martinho é vivido de uma forma muito especial. Tradicionalmente nesta altura do ano são apresentados na Vidigueira os novos vinhos da marca aos amigos mais próximos, num encontro também ele muito gastronómico, onde as iguarias típicas do Alentejo deliciam todos os presentes. Seguem-se longas horas de conversa, generosas doses de boa disposição e o inevitável magusto, tão típico desta data, que se prolonga noite dentro. Fala-se do ano que passou, mas sobretudo do ano que aí vem, das ideias, dos projectos e das novidades. Desta vez não será diferente e certamente que assunto de conversa não faltará, visto que em 2017, serão muitas as surpresas que a Morais Rocha Wines tem reservadas para si.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s